Seja bem vindo 😀 meu amorzinho
O mercado está em constante mudança – mais ainda com a crise do coronavírus – e grande parte desse pessoal acaba sendo dispensado das empresas.
O que fazer então para evitar que os mais experientes fiquem sem trabalhar? Uma iniciativa bastante legal está sendo desenvolvida em São Paulo: o Colab 50.
A ideia partiu exatamente de quem chegou na fase dos 40. A especialista em desenvolvimento de carreira Lilian Sanches percebeu que estava perto da “aposentadoria expulsatória”, como ela mesma brinca, e decidiu fazer algo a respeito.
“Há uma exclusão mesmo desses trabalhadores. Eles deixam de ser aproveitados nas empresas e isso acarreta problemas sérios a essas pessoas, como depressão. E as empresas perdem em experiência, maturidade”, disse.
É bem isso mesmo, Lilian. Uma pesquisa feita pelo Centro Internacional sobre o Envelhecimento, da Espanha, no ano passado, mostrou que 58% dos desempregados com mais de 55 anos não acreditam mais que vão voltar a trabalhar.
Virando o jogo
Para mudar essa realidade, em parceria com a Gooders, plataforma que recompensa ações do bem, a Lilian criou o Colab 50. O projeto vai preparar profissionais entre 45 e 60 anos que estão desempregados para voltar pro batente.
E como isso vai acontecer?
Os profissionais se cadastram na plataforma e fazem cursos de preparação para o novo momento do mercado de trabalho. Depois, o Colab 50 encaminha esses profissionais para as empresas parceiras do projeto. Demais, fala aí!
As capacitações são sobre novas tecnologias, empreendedorismo e novas formas de trabalho. O objetivo é fazer com que eles sejam também contratados como Pessoa Jurídica.
“As empresas estão cada vez mais jovens e, às vezes, falta uma pessoa com maturidade, equilíbrio emocional, para ajudar na tomada de decisões. Por isso, os nossos seniores podem se tornar consultores e não somente empregados das empresas”, disse Lilian.
Além disso, tem a questão financeira, como explica Lilian.
“Muitos desses trabalhadores são dispensados porque se tornam caros para as empresas. Então, atuando como prestadores de serviço que atuam pontualmente em algumas ocasiões, eles emprestam a sua expertise para essas corporações, e custam menos do que se fossem funcionários”.
Bom negócio pra todo mundo!
Voluntários realizam capacitações e são recompensados
Os professores são voluntários e eles também ganham benefícios da Gooders! Gente, é uma rede onde todo mundo sai ganhando!
O Colab 50 conta com 12 voluntários e por isso é gratuito. Tem voluntários no cadastro e acolhimento dos participantes, nas mídias sociais e na comunicação, na tecnologia, no administrativo e organização dos conteúdos dos cursos.
As aulas são online e, passado o distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19, vão ser presenciais também.