A espera está finalmente preste a acabar. Em 31 de julho sai a tão esperada segunda temporada de The Umbrella Academy. Solta o Play e vem conferir o nosso resumão do primeiro ano da série e se prepare para novas aventura. Mas, antes disso, dá um confere nesta trilha sonora que tá maravilhosa. Aliás, o que se esperar de uma série com co-produção do ícone Gerard Way, do My Chamical Romance, que junto com o desenhista brasileiro Gabriel Bá, trouxe ao mundo um dos HQs mais fenomenais. É só soltar o play.
Sugestão do Redator: leia ouvindo a playlist The Umbrella Academy, da Netflix
Bom, tudo começa em 1º de outubro de 1989, quando 43 mulheres deram à luz sem nem ao menos estarem gravidas. Este fato chamou a atenção de muitas pessoas, principalmente do Sir Reginald Hargreeves, que localizou e adotou, vulgo comprou, o máximo possível desses bebês que conseguiu encontrar. Ele conseguiu sete deles, dando um lar, educação e desenvolvendo suas habilidades, até que eles, após adultos, seguissem com seus caminhos. Mas, Sir Reginald esqueceu de dar uma coisa a eles: amor e carinho.
Por este e outras dezenas de motivos que The Umbrella Academy é tão boa. Ela não se trata propriamente sobre super heróis, se trata de pessoas frustradas e cheio dos problemas por conta de seus poderes especiais, que não sabemos como aconteceu e porquê. Questões que podemos ter a resposta ou não.
Quem é quem?
SPACEBOY/LUTHER/NÚMERO 1
KRAKEN/DIEGO/NÚMERO 2
RUMOR/ALLISON/NÚMERO 3
SÉANCE/KLAUS/NÚMERO 4
O GAROTO/NÚMERO 5
HORROR/BEN/NÚMERO 6
VANYA/ NÚMERO 7
O MONÓCULO/SIR REGINALD HARGREEVES
HAZEL E CHA-CHA
POGO
Primeira temporada: o que aconteceu até aqui?
Com a morte do Sir Reginald Hargreeves, todos voltaram a grande mansão. Inclusive o número 5, que estava desaparecido há 16 anos. Ele tem o poder de viajar no tempo e em uma dessas viagens ele foi transportado para um futuro pós apocalípticos, onde permaneceu por 45 anos. No entanto, ao voltar para o tempo presente ele ainda é apenas um garoto de 13 anos. Além disso, ele traz consigo um cenário de um mundo destruído, onde ele é o único sobrevivente. Ele não sabe como ou quem fez isso, ele só sabe que o mundo acabará em oito dias, caso eles não descubram como impedir.
Além dele, conhecemos o número 6, o Ben, que é um personagem que foi morto ainda na infância e que apenas o número 3, o Klaus, consegue ver. O que se deduz que é a habilidade dele: comunicar-se com os mortos. Também conhecemos Vanya, a número 7, que desde o primeiro episódio não mostrou nenhuma habilidade fantástica, exceto com o violino. Isto acaba moldando o seu jeito, a sua personalidade e outras questões pessoais. O que ninguém sabe, nem mesmo ela, é que ela possui uma habilidade super poderosa que pode destruir tudo e vem de onde ela é mais bem sucedida: na música. Mais especificamente nas suas emoções, uma vez que são retraídas.
Além do fim do mundo, o número 5 também trouxe outros problemas. Uma dupla de assassinos, Hazel e ChaCha, que estão à sua caça. Eles foram enviados pela “Gestora”, que faz parte de uma organização chamada “Comissão”, onde eles trabalham para preservar o espaço-tempo. E isso é tudo que sabemos até então sobre esta organização. O que acontece é que ele tinha um contrato de cinco anos, mas o quebrou ao conseguir voltar para o tempo presente a partir de uma anomalia atemporal. A verdade é que o número 5 é muito poderoso e acaba se tornando muito valioso para eles.
Nesta busca pelo número 5, a mansão de Umbrella Academy foi atacada. Além de muitos estragos, eles sequestram Klaus, que é torturado em troca de informação sobre o paradeiro de número 5. Em meio a toda esta confusão, uma policial, amiga de Diego, aparece, rendendo um dos assassinos, dando chance a Klaus de fugir levando uma mala secreta, que ele julgava ter muito dinheiro, mas logo ele descobre que se trata de um artefato que transporta seu portador no tempo-espaço.
Enquanto isso, Vanya está se encontrando com um aluno, Leonard, e a coisa está ficando séria. O problema é que sua irmã, Alisson, tem um mau pressentimento sobre ele e suas intensões. Leonard tem manipulado Vanya, encorajando-a e dando apoio, coisa que ela sentia falta nos anos em que morava com os irmãos. Com isso, ela conquista a sua autoconfiança e autoestima, conseguindo um espaço para tocar em uma orquestra. Esta conquista, entre outras questões, a está transformando, fazendo com que ela se revolte contra seus irmãos e com isso resquícios de seu poder começam a aflorar.
Mais à frente descobrimos que Leonard na verdade é Herold Jenskins, que nasceu no mesmo dia dos heróis, nutrindo em seu imaginário o desejo de ter poderes e fazer parte da equipe. Mas, ao conhecer o Sir Reginald, seus sonhos vão por água abaixo e o que ele tinha de idolatria aos Umbrella Academy passou a ser raiva, passando a persegui-los, conhecendo muito bem um a um.
Seja pelo bem ou pelo mal, Leonard ajudou Vanya a redescobrir o seu poder. O que aconteceu no passado, na verdade, foi que Vanya tinha a habilidades de quebrar e destorcer coisas com o poder da mente, o que gerou medo no Sir Reginaldo. Ele a trancafiou e ordenou que Alisson soltasse o seu poder sobre ela. Alisson tem o poder de fazer as pessoas acreditarem nos boatos que ela sussurra. Assim, Vanya acabou acreditou por toda a vida não ter nada de especial, ser apenas uma garota comum, inibindo seu poder e gerando diversos outros problemas emocionais.
Foi Alisson quem confessou isso a ela, no meio de uma discussão sobre quem realmente era Leonard. Vanya não lidou bem com aquilo e o clima ficou acalorado. Vanya ficou com as emoções a flor da pele, colocando as duas em perigo, fazendo com que Alisson jogasse mais uma vez seu poder sobre a irmã para acalma-la. No entanto, por extinto, Vanya corta a garganta da irmã, antes mesmo de Alisson pronunciar qualquer palavra. Vanya acredita ter matado a irmã e com a ajuda de Leonard, que chega no momento seguinte, ela foge. Alisson sobrevive, mas perder a voz e, consequentemente, o seu poder.
Ao retornar à mansão para explicar aos irmãos sobre o que aconteceu, Luther a trancafia no mesmo lugar que o seu pai costumava a deixar isolada. O motivo é o mesmo: ela era uma ameaça. Embora todos os outros fossem contra a atitude, Luther era o mais velho e responsável pela academy. Sua decisão não foi consternada, mas teve efeito duplamente catastrófico. Vanya e suas outras versões mais jovens debatiam sobre aceitar quem ela era e mostrar isso ao mundo. Poder, frustração e raiva se misturaram e ela encarnou a sua verdadeira face.
A partir dali, por onde ela passava deixa um rastro de destruição, gerando um senso se urgência nos heróis para salvar a própria vida. Os heróis conseguem fugir de sua fúria, exceto por Pago. Saindo da mansão Vanya vai a caminho do seu concerto e tocará a sua canção para o fim do mundo. Sim, ela seria a pessoa que provocaria o apocalipse. Mas tudo bem, tudo sob controle, os Umbrella Academy tinham um plano. A ideia surgia de Luther, em entrar e tentar pará-la, mas Alisson interveio, dando a entender que só ela poderia trazer a boa e velha Vanya de volta, neutralizar a fúria da irmã. Mas, Luther e Diego decidiram que deveria atacar com um plano B. O que logicamente deu muito errado, exacerbando a fúria da número sete, que começa a lançar seus poderes contra os irmãos, contra a plateia e contra o mundo.
Em meio a toda essa confusão, aparecem uns caras mascarados, que não sabemos de onde vem ou quem são, mas o objetivo aparentemente é matar os heróis. Apesar dos tiros, Vanya continua em seu torpor. Nesta hora, Klaus aparece, recebe o poder de Ben, que possui tentáculos, e ajuda a eliminar os atiradores. O que mostram duas coisas: (1) o poder de Klaus é mais e maior que apenas se comunicar com os mortos; (2) apesar de morto, Ben consegue se materializar.
Depois de resolver este contratempo, e com o teatro caindo aos pedaços, eles têm outra ideia malsucedida: cercar Vanya e tentar neutralizá-la e a trazer de volta. No momento do ataque ela os levanta no ar, drenando a vida de cada m deles. Alisson, mais uma vez e sempre a mais sensata. Ela se aproximou silenciosamente por traz da irmã, colocou a arma estrategicamente ao lado de seu ouvido e atira. O barulho tira a Vanya de seu transe, porém um raio sai de seu corpo e se projeta para fora da terra, fazendo um buraco na lua. Por alguns segundos, os heróis acreditassem que impediram o apocalipse. Mas, meteoros vem em direção a terra e eles precisam pensar rápido. Com a ajuda do número cinco, eles viajam no tempo, bem a tempo de toda a destruição os alcançar. Em momento final a terra é dizimada, e o pressagio do apocalipse realmente se concretiza, como previsto pelo número 5.