Relatos do Mundo Lançamento Netflix
Novo filme da Netflix chega em um momento bastante importante da situação em que estamos passando.
Claro que com Tom Hanks (vencedor do Oscar de melhor ator por Filadélfia e Forrest Gump) no filme torna-se um grande atrativo, ainda mais pela sua excelente atuação.
Nele, Hanks é o Capitão Jefferson Kyle Kidd, um ex-militar que viaja de cidade em cidade para ler as notícias dos mais diversos jornais para a população.
Tudo muda muito rápido, afinal em uma das suas viagens, Capitão Kidd encontra uma pessoa morta e perto da sua carroça uma criança que havia sido sequestrada pelos índios e não fala inglês, e sim Kiowa.
Johanna (Helena Zengel, conhecida pelo excelente filme alemão Transtorno Explosivo – disponível no Youtube – e apenas com 12 anos conseguiu ser indicada para o Globo de Ouro e SAG 2021), como é chamada pelo Capitão, passam a ter uma percepção diferente do mundo e de suas vidas, enquanto ele decide levar ela para onde estão os tios dela estão e são os únicos parentes vivos.
Vale ressaltar a bela atuação de Zengel, não só pelas indicações aos prêmios, mas também não é fácil se colocar no papel dela, com uma comunicação difícil e muitas vezes “falando pelos olhos”, cria uma sintonia com Hanks praticamente perfeita, elevando ainda mais a atuação dele também.
A história de Relatos do Mundo (News of the World) se passa em 1870, pouco depois do fim da Guerra Cívil americana e, apesar um pouco do clima de derrota pelo fim da escravidão e direito a voto dos escravos, o filme passa meio que rápido sobre o tema, dando as caras de um western mais “bonzinho” e comportado, mesmo ambos os personagens tendo que enfrentar seus pesadelos passados.
O filme conta a história de um homem que quer fazer o bem, mesmo não querendo nada em troca. Depois de enfrentar uma guerra ele propõe aos espectadores que possam fugir dos seus problemas e ouvir as grandes mudanças que estão ocorrendo. Em tempo de fake news, um homem de 1870 dá uma aula sobre o poder da informação.
Com a participação de Bill Camp, podendo ser visto no excelente Gambito da Rainha também da Netflix e dirigido pelo ótimo Paul Greengrass (com quem trabalhou com Hanks em Capitão Phillips e dirigiu também Jason Bourne) o filme agrada e entrega um belo desfecho.