Halloween é um clássico indiscutível. Tanto que foi selecionado para preservação no National Film Registry dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso como sendo ”cultural, histórica ou esteticamente significante”.
Nessa semana, na San Diego Comic-Con 2018 divulgou essa maravilha de poster do novo filme, a estrear em 2018.
O trailer, inclusive, já saiu também. Veja:
https://www.youtube.com/watch?v=o7KMfkiZYaQ
E agora esse será o 12o… ou 13o?? Ninguém se lembra. Mas vamos por ordem nisso.
(1978) – Halloween, a Noite de Terror (dir.: John Carpenter)
Com orçamento de US$ 325.000 e faturamento de US$ 47 milhões só nos Estados Unidos, Halloween deu origem a série Alguns críticos sugeriam que o filme podia encorajar o sadismo e a misoginia pelo público que se identifica com o seu vilão.
A história: Na noite de Halloween, em 1963, um menino de seis anos, Michael Myers, vestido em um traje de palhaço assassina sua irmã mais velha. Quinze anos depois, agora com 21 anos, ele foge do hospital psiquiátrico, volta para casa, e persegue Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) e seus amigos. O psiquiatra de Michael, Dr. Sam Loomis, suspeita das intenções dele e segue-o para Haddonfield para tentar impedi-lo de matar.
(1981) – Halloween II (Dir.: Ricky Rosenthal)
Os produtores investiram pesado nesta sequência, com um orçamento muito maior que o de seu antecessor: 2,5 milhões de dólares. Mesmo assim, John Carpenter se recusou dirigir o longa. E ainda queriam que fosse em 3D.
A história: De novo, Haddonfield, 31 de outubro de 1978, noite de Halloween. Michael Myers assassina três estudantes e tenta matar Laurie Strode e não consegue. Myers escapa. Laurie é levada ao Haddonfield Memorial, o hospital local, para tratar dos ferimentos e do choque, mas começa a se questionar por qual razão Michael a perseguiu. Enquanto isso, Loomis e a polícia procuram Michael pela cidade. Ele continua fazendo outras vítimas, mas seu objetivo é assassinar Laurie. Há uma razão para esta obsessão doentia, um motivo que nem Loomis tinha conhecimento.
(1982) – Halloween III, A Noite das Bruxas (Dir.: Tommy Lee Wallace)
A bilheteria aquém do esperado decretou o fim dos planos de Carpenter e Debra Hill de lançar um Halloween original por ano com histórias independentes. Mais do que isso, o fracasso de Halloween III provocou o desligamento total dos dois produtores da série. “O público odiou e todo mundo ficou puto comigo porque achavam que eu tinha destruído a franquia“, lembrou Carpenter no livro “John Carpenter: Prince of Darkness“, completando: “Eles tiraram a série das minhas mãos e começaram a lançar novos ‘Halloween’ de tempos em tempos, mas apenas xerocando a mesma fórmula“.
A história: Um médico investiga as mortes violentas de pacientes em seu hospital e descobre o responsável pelas atrocidades: um maníaco, criador de máscaras de bruxas, decidido a espalhar o terror pelo país.
(1988) – Hallween 4, O Retorno de Michael Myers (Dir.: Dwight H. Little)
Plágio absurdo do filme original, essa quarta parte tem algumas coisas maneiras como a cidade inteira caçando Myers e não mais só a polícia. Tem um clima de tensão eficiente.
A história: Michael Myers, que parecia estar catatônico, foge do Hospital de Segurança Máxima Ridgemont, ao descobrir que tem uma sobrinha. A garota, que tem uma nova família, tem pesadelos com o tio, que quer matá-la.
(1989) Halloween 5, A Vingança de Michael Myers (Dir.: Dominique Othenin-Girard)
É ruim. Pra ter uma ideia, as filmagens começaram antes de o roteiro ficar pronto por completo. Cenas foram incluídas no meio das filmagens, depois editas, depois reescritas, depois encenadas de novo. Tinha filmagem alternativa, produção toda confusa, furos absurdos… afe maria.
A história: A jovem Jamie perde a fala e desenvolve uma ligação telepática com o tio demoníaco, Michael Myers. O engenhoso Dr. Sam Loomis percebe isso, e planeja usá-la para finalmente pôr fim à fúria do assassino.
(1995) Halloween 6, A Última Vingança (Dir.: Joe Chappelle)
Halloween 6 possui mais de uma versão. A velha batalha entre produtores e realizadores. A versão que chegou ao cinema é cheia de cortes e absurdos. E é ruim. O filme mostrou o cansaço do personagem e da série. Parecia que era o fim.
A história: No final de Halloween 5, Jamie (Danielle Harris) é sequestrada por um homem encapuzado e vestido de preto. Há um salto temporal de seis anos. Jamie está grávida e o filme tenta explicar o mal por detrás da história de Michael Myers. Segundo a seita que mantém Jamie sob experiência, o seu tio está envolvido com a maldição de Thor, um antigo druida que, na noite de Samhaim (Halloween), deveria sacrificar sua família para que toda a tribo prosperasse (WTF?!).
(1998) Halloween H20 – Vinte Anos Depois (Dir.: Steve Miner)
Nesse filme descobrimos que todos os filmes da série feitos após o 2o filme não faziam parte da cronologia oficial da série (oi?). O filme tem bons momentos, mas não é grandes coisas.
A história: Laurie Strode (Jamie Lee Curtis), a mocinha do primeiro filme, de 1978, simulou sua morte para poder escapar da fúria do irmão, um louco homicida. Apesar de agora se chamar Keri Tate e trabalhar como diretora de uma escola, ela vive constantemente o medo de que seu psicótico irmão descubra seu paradeiro. Até que, passados 20 anos desde que tudo começou, ela reencontra Michael Myers, quando este está perseguindo seu filho. De imediato, ela foge apavorada, principalmente quando vê seu namorado sendo morto, mas decide enfrentá-lo.
(2002) Halloween, Ressurreição (Dir.: Rick Rosenthal)
É o oitavo filme da série. Tem nada de criativo e é cheio de clichês. Mas o início, contando o desfecho de Laurie, é muito bom.
A história: Participantes de um programa de televisão são levados para passar a noite na casa onde viveu um famoso assassino em série. O que eles não sabem é que ele está de volta e disposto a não deixar ninguém sair com vida do local.
(2007) – Halloween: O Início (Dir.: Rob Zombie)
Aqui é um reboot. Faz parte da série, mas não é mais continuação nenhuma. E a história é a adaptação do original de 1978.
A história: Michael Myers foge do manicômio onde foi internado depois de matar parte de sua família. Dezesseis anos depois, volta à sua cidade, ainda mais cruel e com mais vontade de matar. Seu alvo agora é um grupo de adolescentes.
(2009) Halloween 2 (Dir.: Rob Zombie)
Sequência da refilmagem de 2007.
A história: Um ano depois de escapar da morte nas mãos de Michael Myers (Tyler Mane), Laurie Strode está no seu limite depois da revelação do Dr. Loomis (Malcolm McDowell) de que ela é irmã de Michael. Mal sabe ela que o assassino está de volta em Haddonfield e, com visões da mãe morta (Sheri Moon Zombie), planeja uma sangrenta reunião em família.
***
Assim, o novo filme, esse que estreia em outubro de 2018, é, na verdade, a sequência da série original da década de 1970. Não sabemos se ele será continuação a partir da parte 2 ou se acompanha os eventos após Halloween H20. Mas queremos!