Os 7 de Chicago lançamento Netflix
Nova aposta da Netflix para conseguir a tão famosa estatueta do Oscar é o drama/suspense Os 7 de Chicago (The Trial of the Chicago 7) já disponível em seu catálogo.
Antes de começar a crítica, vale a pena ressaltar que o filme é baseado em fatos reais e traz discussões políticas e históricas pesadíssimas portanto, para entender mais sobre essa trama é preciso se compreender a situação da época juntamente com os fatos nela explícitos.
Com uma excelente narrativa o filme se inicia em uma manifestação pacífica durante a Convenção Nacional Democrata em 1968.
O que deveria ser um ato calmo, acaba-se tornando um turbulento e violento confronto com a polícia e com a Guarda Nacional dos EUA, assim sendo alguns dos seus organizadores foram acusados por conspirar contra a desordem no país.
Naquela época os EUA passavam por mudanças e tinham ações como Movimento dos Direitos Civis dos Negros e algumas organizações se juntaram a Convenção Nacional Democrata para fazerem protestos pacíficos contra a guerra do Vietnã.
Entretanto com esse acontecimento em Chicago feito para ter destaque na mídia, seus organizadores Abbie Hoffman (Sacha Baron Cohen – Borat), Tom Hayden (Eddie Redmayne – vencedor do Oscar de melhor ator por A Teoria de Tudo), Rennie Davis (Alex Sharp – As Trapaceiras), Jerry Rubin (Jeremy Strong – A Grande Aposta), David Dellinger (John Carroll Lynch – Zodíaco), Lee Weiner (Noah Robbins – Indignação), John Froines (Daniel Flaherty – Criminosos de Novembro) e Bobby Seale (Yahya Abdul-Mateen II – Aquaman) foram presos.
Os “8” manifestantes presos viraram 7 quando Bobby Seale foi removido do processo por ser dos Panteras Negras (partido político que foi criado no contexto da luta da população afro-americana pelos seus direitos civis) ou seja, acabou sendo preso porque era negro.
Certamente um dos maiores julgamentos dos Estados Unidos até hoje, o filme dá uma aula de história e faz com que os telespectadores fiquem apreensivos para saber o que irá acontecer no final.
Essa história fica mais “fácil” de ser entendida e compreendida com rostos famosos e conhecidos do público e além do grande elenco acima ainda constam no filme Frank Langella (Capitão Fantástico), Mark Rylance (Dunkirk), Joseph Gordon-Levitt (A Origem) e Michael Keaton (Medidas Desesperadas).
Na direção do filme fica com Aaron Sorkin – diga-se de passagem sensacional – roteirista de Questão de Honra e vencedor do Oscar por A Rede Social.