E aí Players, aproveitando o feriado? No dia 7 de Setembro de 1822 o Brasil se proclamou independente, celebramos essa data todos os anos e é por esse fato que você está aí, curtindo o feriado e lendo o nosso maravilhoso portal de notícias. E por falar no nosso maravilhoso Brasil, vamos celebrar essa data com o melhor que temos dele e não, o melhor do Brasil não é o brasileiro, mas sim a sua música, carinhosamente chamada de MPB (Música Popular Brasileira).
A MPB surgiu em meados dos anos 60 no Rio de Janeiro e é uma mistura de Bossa Nova com o engajamento folclórico dos centros populares de cultura. Um fato que ajudou a MPB ganhar força, foi a ditadura militar, haja vista que a MPB era sigla presente na bandeira de luta dos grupos contra essa presepada.
Nós do Solta o Play apresentamos essa lista com alguns dos vários cantores de MPB que já existiram e ajudaram a enriquecer a cultura desse nosso país maravilhoso. Vamos lá?
DJAVAN
Conhecido mundialmente pelo seu estilo e ritmo, Djavan Caetano Viana é, não só um cantor, mas também compositor, violonista e produtor musical. Ele é muito conhecido por fazer várias metáforas e sinestesias nas suas músicas, ao retratar várias cores misturadas às sensações. Para enaltecer o seu trabalho, vamos de Flor de Lis.
ELIS REGINA
Uma das vozes mais potentes e inconfundíveis da história da MPB, Elis Regina Carvalho Costa (1945-1982) é considerada a melhor cantora de MPB dos anos 60. Elis cantava não só MPB, mas também rock, jazz e samba. Morreu precocemente de overdose, uma pena e perda para nós. Vamos relembrar esse ícone.
ANA CAROLINA
Se você nunca ouviu “Quem de nós dois” você provavelmente não vive no Brasil. Ana Carolina, grande cantora, empresária, instrumentista e já compôs muita música pra vários artistas. Essa mulher tem uma voz grave maravilhosa, porém consegue alcançar agudos que só de olhar deixam a gente sem fôlego! Como já citamos essa música antes, vamos relembrar essa música de 2002, uma versão de Ana Carolina para a música do italiano Gianluca Grignani “La mia storia tra le dita” de 1994. Confere aí!
MARINA LIMA
Marina Lima foi morar nos EUA ainda criança e só retornou ao Brasil com 22 anos. Lá, ela ganhou um violão de seu pai para que ela não sentisse tanta falta assim do seu país natal. Eis que a música floresceu na sua vida e seu talento incrível apareceu. Uma coisa muito boa que tinha na televisão antigamente, eram os festivais e programas musicais. Marina Lima apareceu em um programa chamado Mulher 80 que falava sobre o papel da mulher na sociedade, isso nos anos 80 (que orgulho, rede Globo)! Vamos relembrar sua carreira com a música Fullgás.
TOM JOBIM
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927-1994) é considerado o maior expoente de todos os tempos da MPB. Além de cantor, Tom Jobim também era compositor, instrumentista e arranjador. O cara era tão bom que compôs uma música que é conhecida mundialmente, a famosa “Garota de Ipanema” (junto de outro gigante da MPB, Vinícius de Moraes). A música ficou tão conhecida que ganhou o Grammy de música do ano em 1984. Mas eles estavam competindo apenas com Beatles, Elvis e os Rolling Stones.
CAZUZA
Cazuza era o nome artístico de Agenor de Miranda Araújo Neto (1958-1990), um grande poeta e músico da MPB que ficou conhecido inicialmente por ser vocalista da banda Barão Vermelho. Além da banda, Cazuza era conhecido por suas polêmicas, era muito boêmio, rebelde, gay e autodeclarado soropositivo. As músicas de Cazuza são verdadeiras poesias e viraram sucessos no Brasil e também no mundo. Dá até uma saudade ouvir a voz desse ser maravilhoso.
MARISA MONTE
Marisa de Azevedo Monte é uma cantora multitalentosa. Além de compositora, ela é uma instrumentista maravilhosa, não tem como negar o seu talento. Mas para reforçar esse fato, Marisa já vendeu mais de 10 milhões de álbuns no mundo e vários prêmios nacionais e internacionais pela sua contribuição na música popular brasileira. Integrante de uma banda maravilhosa chamada Tribalistas, ela fez toda a diferença na banda trazendo músicas marcantes para a cultura brasileira. Vamos de Ainda Bem:
ZIZI POSSI
Maria Izildinha Possi, carinhosamente chamada de Zizi Possi é uma das vozes mais lindas da nossa MPB. Além dos sucessos das músicas em Língua Portuguesa, a cantora ainda arrasa nas interpretações de música Italiana, e vamos combinar que Italiano é bem difícil, gente. Como se não bastasse toda a sua carreira e músicas maravilhosas que ela nos deu, ela ainda é mãe de outro mulherão, chamada Luíza Possi. Para relembrar sua carreira, escolhemos Perigo.
CAETANO VELOSO
Por último, mas não menos importante, temos Caetano Emanuel Viana Teles Veloso. Com mais de cinquenta anos de carreira, Caetano tem inúmeras músicas que se encaixam na MPB. Por sempre contestar a política, Caetano ficou conhecido como um grande inimigo da Ditadura Militar, que censuraram muitas de suas músicas junto de seu amigo, Gilberto Gil. Inclusive, chegaram até mesmo a serem presos por estes posicionamentos. Mas nada disso impediu que o cantor alcançasse fama internacional e reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido tanto na música quanto na sociedade. Caetano Veloso sempre será um dos maiores nomes da MPB, fica até difícil escolher uma música só dele.
Então é isso pessoal, ainda que os Portugueses tenham extraído e levado muito do nosso ouro, a nossa cultura permanece firme e forte aqui no nosso país e devemos nos orgulhar e enaltecer essas pessoas que nos proporcionaram isso, já que a cultura sim é o nosso maior tesouro.
Sim, eu sei que faltou muita gente (Chico Buarque, Renato Russo, Fagner, Rita Lee) e até mesmo vários artistas novos, porém tentamos trazer uma essência da MPB para vocês. Além disso, é claro que você pode sempre deixar nos comentários qual artista ficou de fora da lista e que vocês amam, ou se tem alguma música dos artistas listados que vocês amam.