O Chamado da Floresta no Telecine
Uma das estreias no mês de setembro no Telecine é o filme O Chamado da Floresta (The Call of the Wild) protagonizado por Harrison Ford (Indiana Jones e Star Wars).
O filme é baseado no livro de mesmo nome de 1903 e acaba trazendo alguns clichês, embora sempre quando um bicho, neste caso o cachorro Buck, é o principal do filme alguma boa mensagem ele trará.
Acostumado com a vida mansa na Califórnia, sem muito o que entender da vida, Buck acaba sendo sequestrado para virar cachorro de trenó no Alasca.
Era uma época que muitas pessoas estavam buscando encontrar ouro naquela região e o rapto de cachorros era comum.
A partir dai podemos ver uma mudança na personalidade e características de Buck, pois é nítido que ele está sentindo falta de algo, e podemos ver muito bem em suas expressões até que ele cai nas graças de Perrault (Omar Sy – Intocáveis) um entregador de correspondências.
Por outro lado ele começa a buscar o seu espírito animal, entendendo como funciona trabalhar em equipe, a hierarquia de uma matilha e todas as adversidades de uma nova vida em um novo ambiente.
Tanto Buck quanto os outros personagens cães são feitos de computação, porém são humanamente expressivos e buscam nele uma nova liderança. Aqui eles, sutilmente, citam a crise dos tempos modernos que contam com as chegadas das máquinas e dessa forma os cães não são necessários.
Nessa hora acontece o encontro com John Thornton (Ford) e entre um conhecimento deles e a junção das suas histórias, tornam-se melhores amigos e buscam uma jornada juntos.
Em todos os momentos do filme vale a pena ressaltar a fotografia e a trilha sonora, dão uma conotação que nos leva para dentro dessa aventura, juntamente com os personagens.
É um excelente filme para a família e o diretor Chris Sanders (Lilo & Stitch, Como Treinar seu Dragão e Os Croods) entrega uma obra simples e sincera.