Por Yasmin Braz
Sobre a Obra
Neste conto, Fiódor Dostoiévski retrata sentimentos de solidão, amor, empatia, desilusão amorosa, expectativas e sonhos, dentre outros sentimentos, durante suas caminhadas nas Noites Brancas. O conto é descomplicado e a narrativa pode ser interpretada de inúmeras formas. E apesar da literatura russa carregar o título de uma literatura difícil, a história é contada nos mínimos detalhes tanto dos seus personagens, como de seus cenários, os quais não são nada fantasiosos.
Curiosidades
• O conto foi escrito em 1848 na primeira fase do autor, antes dele ser preso em 1849, por sua participação no círculo intelectual revolucionário. Dostoiévski foi julgado e condenado à morte por fuzilamento, porém sua sentença foi substituída por quatro anos de trabalhos forçados e seis anos de exílio como soldado.
• Noites Brancas é um fenômeno que ocorre entre junho e julho, comum na Rússia, onde o sol nunca se põe completamente, tornando as noites claras.
• O livro recebeu diversas adaptações cinematográficas como a de Luchino Visconti, “Le notti bianche”, “Belye nochi”, “Quatre Nuits d’um Rêveur”, “Two Lovers”, entre outras.
• A Rede Globo transmitiu uma adaptação da obra de Dostoiévski em um especial em 1973.
Frases Impactantes da Obra (CONTÉM SPOILER)
“Era um noite maravilhosa, uma noite tal como só é possível quando somo jovens, caro leitor.”
“Eu não sei calar quando o coração fala dentro de mim.”
“Não se zangue, estou rindo porque o senhor é seu próprio inimigo; e se tivesse tentado talvez conseguisse.”
“É a ele que amo, mas isto passará, isso tem que passar, não pode deixar de passar; já está passando, eu sinto… Quem sabe, talvez acabe hoje mesmo.”
“Como ela tremeu! Como escapou das minhas mãos e voou ao encontro dele!”
“Que seja claro o seu céu, que seja luminoso e sereno o teu lindo sorriso; abençoada seja você pelo momento de júbilo e felicidade que concedeu a um coração solitário e agradecido!”
“Meu Deus! Um momento inteiro de júbilo! Não será isso o bastante para uma vida inteira?”
“N.” | Marvel e Stephen King juntos em novo livro da DarkSide Books!