O selo “What if ?”, traduzido no Brazil como “E Se ? “,é um selo criado pela Marvel comics em 1977, e tem como intuito ser um exercício de criatividade para seus criadores,da a oportunidade para que eles explorasse as possibilidades sobre os acontecimentos dentro do universo Marvel. O selo sempre teve como intenção através de one-shots reinterpretar momentos chaves do universo Marvel, seja em eventos, sagas, arcos de renomes ou mesmo propiciar um crossovers entre universos, das formas mais inesperadas e inusitadas possíveis, utilizando da simples premissa “E se?”(What if?).
As histórias poderiam variar de tons mais humorados como Wha—Huh? ou mesmo tons com menos humor como “O que aconteceria se o Wolverine fosse um agente da SHIELD ( #31 What if Wolverine had killed the Hulk?)
Ao longo desses 41 anos,(1977-2018) a Marvel publicou um total de 114 edições, totalizando 12 volumes o último volume das “E se?” se finalizou em 2015, com uma serie de “What if?” baseadas na saga “infinito” de 2013.
Para felicidade dos fans, a nossa querida Marvel anunciou mais um volume de “What if?”. Todos com estreia marcada para irem as bancas em Outubro em terras Trumpianas e ainda sem previsão no Brasil. Os 6 títulos já foram anunciados e breves sinopses divulgadas pela Marvel, confira :
What If? Xmen: Voce já imaginou os mutantes da Marvel comics, os X-men vivendo no mundo de Ghost in the Shell?.
“Bem-Vindo ao EXE/scape, Um paraiso de prazeres e tecnologias , acessível para qualquer pessoa que tenha um capital social (ou monetário) para os bio-mods necessários para o Log in … ou você pode ignorar todas essas exigências se nascer com um .EXE/gene! Mas contornar a regra do Login é exatamente o que fez Xavier e seus .EXE/Men fossem banidos e levados a clandestinidade.… Porem os indolentes u/Domino e u/Cable pegaram todos os trabalhos sujos que estao disponiveis no Scape e quando um simples trabalho de limpeza de dados complica, a vida do magnata dos Bio-mod Erik Lehhnsherr fica na balança, e isso ameaça ruir a própria sociedade”
What if ?Magia: E se Illyana Rasputin a nossa polemica “Magia” não tivesse entrado para os X-men ? essa revista trata de explorar essa possibilidade.
“Antes de se tornar a X-men “Magia”, Illyana Rasputin era apenas uma criança, que o limbo engoliu, mastigou e cuspiu 7 anos mais velha. Entao nesse universo não é surpresa que aos 15 anso ela não queira mais saber de X-men, novos mutantes ou nada que tenha haver com seus poderes demoníacos. Não é nada surpreendente que ela fuja, mas pra onde e quem ela se tornaria ? Isso é algo que você nunca viu antes. “Illyana Rasputin merece o melhor”, por mais que amemos uma personagem que tenha sido envelhecida, crescido sobre o polegar de demônios, visto seus pais morrerem, morrido, voltado, ser ma, ter se tornado boa novamente e ter passado por mais mudanças de poderes que você possa imaginar…. Nesse universo você pode começar a explorar, o que essa jovem menina Russa teria se tornado, se não tivesse seguido sua mutação e entrado nesse mundo de altos e baixos. Nesse universo ela tem a chance de abraçar seus poderes mais cedo, e amadurecer junto com eles.
Se você gosta de Illyanan rasputin, de magia, de coisas místicas e misteriosas e de alguns assassinatos, essa é a revista pra você “
What if? Thor : Voce já imaginou um mundo em que Odin não conseguisse derrotar o rei dos gigantes de gelo ?
“O jovem Odin não conseguiu vencer o rei dos gigantes de gelo, e isso mudou tudo. Thor é arrancado de Asgard, para viver em um mundo em que o inverno não é algo passageiro, sendo obrigado a aprender a viver da forma brutal que os gigantes de gelo vivem. Mas como o nanico Loki se sente sobre isso ? vamos descobri”
What if? Motoqueiro fantasma : O que aconteceria se o motoqueiro fantasma, fizes
se um crossover com o “espirito da vingança” no mundo real ?
“Você só ouviu boatos sobre esse crossover do universo real / Universo Marvel até agora, mas quando o declínio moral e os déficits orçamentários se combinaram e diminuiram a resistência de nossos advogados! Nos imprudentemente lhe trazemos a verdadeira INSANIDADE de! Onde o motoqueiro fantasma Robbie Reyes, ira brincar com as trevas, sera que SUA MENTE sobreviverá à BRUTALIDADE ?!”
What if ? Punisher: O que aconteceria se Peter Parker não tivesse sido picado por uma aranha radioativa, e resolvesse punir os bandidos a sua maneira ? essa é a premissa de “E se? Justiceiro”
Quando o tio Ben é impiedosamente morto por um ladrão que Peter deixou escapar, ele promete nunca mais deixar o mesmo acontecer com inocente. A partir de então, ele permanece como uma figura de fria, disposto a dar a punição adequada aos criminosos. Criminosos, cuidado !!- os culpados capturados na teia da aranha serão punidos. Mas nessa jornada Parker saira triunfante … ou quebrado por essa reviravolta do destino? O amigão da vizinhança toma um rumo de vida diferente nesre E se? Utilizando de um senso de responsabilidade muito diferente para Justiceiro que conhecemos , suas batalhas contra vilões como o Duende Verde tomam um novo caminho! “COM GRANDE PODER VEM GRANDES … PUNIÇOES ?! JUSTICEIRO e SPIDER-MAN são dois personagens muito, muito diferentes, mas sera que eles poderiam ser dois lados da mesma moeda?. São personagens alimentados por diferentes filosofias e métodos diferentes. Mas você já se perguntou o que é necessário para transformar um Peter Parker no Justiceiro !? Tudo o que você acha que pode mudar depois de ler isto .
What If? Spiderman: O que aconteceria se Flash Thompson tivesse se tornado o Homem Aranha ?
“E se Peter Parker não fosse o único mordido pela aranha radioativa? E se a pessoa que foi mordida fosse alguém que não viveu o mantra de “com grande poderes vem grandes responsabilidades”? E se essa pessoa fosse um valentão egoísta que só estivesse interessado em cuidar de si mesmo?
E se… o Flash Thompson se tornasse o Homem-Aranha?”
Nem todas as revistas sao encontradas no Brasil, mas algumas delas podem ser encontradas na Amazon