‘Que Deus conserve esse coração de bondade e empatia’, afirma Fernanda Torres. A confeiteira recebeu ajuda de um desconhecido para acabar com as crises do filho após fazer um post na última sexta-feira (4), na página da Disney em uma rede social com um pedido – que o filme ‘Procurando Nemo’ fosse disponibilizado no streaming novamente.
Na mensagem que escreveu, ela explica que o filho é autista e o filme da Disney é seu favorito. Segundo Fernanda, o menino procurava pela animação na plataforma e não encontrava, o que estava gerando as crises.
“Meu filho é autista , está tendo crises desde dia 01, cada vez que procura o filme preferido dele e não encontra. Me ajudem!”, pediu.
De acordo com ela, a animação podia ser vista no YouTube com facilidade, mas a criança tinha dificuldades em compreender isso.
“O problema é padrão quebrado, ele assistia no menu da Netflix, e agora não aparece mais. Ele está que só chora, quer que eu faça aparecer no menu. Eu coloco no YouTube, ele desliga e fala: netclifes – Nemo”, explicou.
Embora não tenha recebido uma resposta da Disney ou da Netflix, Fernanda conseguiu resolver o problema com a ajuda de um desconhecido que se sensibilizou com o comentário. Rodrigo Lima, de Carapicuíba (SP), é analista de suporte técnico e propôs uma solução para a questão: gravar um DVD com menu personalizado, que simulasse a tela inicial da Netflix.
Além de explicar como ela poderia fazer, ele decidiu baixar o filme e reproduzir o menu do serviço de streaming sozinho. Ao fim, enviou para Fernanda um link onde ela poderia fazer download da animação para que o menino pudesse assistir. Segundo Rodrigo, a atitude foi simples e para ajudar.
“Não conheço ninguém com autismo, mas sei que é uma condição que prejudica a forma de comunicação e interação das pessoas. Diante daquele post, e vendo que o filho da Fernanda teria dificuldades para se adaptar, decidi fazer o menu para ajudar”, afirma.
Ele ainda conta que não esperava que a repercussão fosse ser tão grande, e que tem recebido várias mensagens nas redes sociais.
“Não esperava! Antes do meu comentário, percebi vários outros comentários que não iriam resolver o problema, então fiz aquilo para ajudar aquela pessoa e pensei que chegaria a um número baixo de pessoas. Sou uma pessoa tímida, então assusta um pouco [a repercussão], mas fiquei feliz que mandaram mensagens. Gostaria que essas pessoas também ajudassem alguém quando for possível”, diz.
“Achei maravilhoso”, diz a mãe do menino sobre a atitude de Rodrigo. Fernanda conta que o filho, Miguel, de 6 anos, foi diagnosticado com autismo aos dois e tem costume de assistir a animação da Disney no mínimo cinco vezes ao dia.
“Geralmente ele assiste partes ou o filme todo de uma vez. Ele fica repetindo as frases que mais gosta”, relata, contando como o menino reagia ao não encontrar o filme no serviço de streaming. “Ele chegou a bater em seu próprio rosto de nervoso. Ficava me puxando para pesquisar por ele, porque achava que se eu procurasse, ia aparecer”, lembra.
Ela ainda reforça a importância da atitude, pois nem todos teriam se disponibilizado a ajudar. De acordo com ela, outros comentários na mesma postagem ofereciam sugestões que não condiziam com o problema.
“Algumas pessoas acham que é simples, é só comprar um DVD, é só baixar da internet. Ele simplesmente fez o que ninguém fez, uma atitude linda, me fez chorar de alegria, pois assim que eu fizer o DVD, tenho certeza que meu filho vai ficar muito feliz. Agradeço ao Rodrigo demais por isso”, conclui.