Coringa (Joker) estreia na HBO
Um dos personagens mais enigmáticos dos quadrinhos ganhou seu filme solo e estreia hoje na HBO. Sim estamos falando do Coringa, neste filme interpretado pelo excelente Joaquin Phoenix.
Esse filme lhe rendeu o Oscar de melhor ator, porém ele já vinha buscando isso nos ótimos O Mestre (filme de 2013) e Johnny & June (filme de 2005) e indicado os Oscar de ator coadjuvante em Gladiador de 2000.
Como todo filme de origem ele não mostra o personagem já pronto, já maquiavélico e totalmente inteligente, como vimos Heath Ledger em Batman – O Cavaleiro das Trevas (em 2008) e sim como ele se transforma nesse extraordinário e estrategista vilão.
A grande virtude do filme dirigido por Todd Phillips, diretor da trilogia Se Beber Não Case, foi ter pouca relação com qualquer uma das várias origens que o arqui-inimigo do Batman teve nas HQ’s.
Coringa se passa nos anos 80 e mostra toda ambientação, conflito e estrutura social da época, porém a grande questão é se você vai ou não criar empatia por Arthur Fleck (Phoenix) e se questionar pelo mundo em que vive.
Na trama ele é apenas um homem lutando para se integrar na sociedade despedaçada de Gotham e nos mostra o quanto difícil é a vida dele. Trabalhando como palhaço de dia e tentando a sorte como comediante à noite.
Logo no começo o filme nos mostra que ele sofre de uma doença psicológica – que realmente existe e se chama afeto pseudobulbar – que o faz rir em momentos inapropriados e também nos mostra a evolução dela e o estado de espírito de Fleck, sendo risadas únicas e muito bem exploradas pelo ator.
O longa usa toda a loucura do personagem como uma narrativa e vai tornando-o mais independente. Sua liberdade começa a causar medo nas pessoas ao seu redor e o filme começa a criar uma pessoa assustadora sem precisar de apelos.
Mas complicado falar dos coadjuvantes do filme quando Phoenix rouba toda a atenção para ele, entretanto o filme ainda conta com o excelente Robert de Niro (O Irlandês e O Estagiário), Zazie Beetz (Deadpool 2) e Brett Cullen (Apollo 13) interpretando Thomas Wayne – pai de Bruce Wayne (Batman).
Coringa é um filme único, o filme de HQ’s com maior indicação ao Oscar e a maior bilheteria da Warner, acreditem, e acredito que se tronará um clássico, um filme que todos precisam assistir.