Alguns artistas precisam de ter seus nomes apresentados vinculados a seus trabalhos de maior sucesso para identificarmos quem são. Já outros, tais apresentações são dispensáveis. Alanis Morissette é um desses artistas, em que o seu nome já diz quem é, pelo menos até aqui. Solta o Play e venha conhecer uma Alanis Morissette além da música, que vai ressignificar o seu próprio nome para muitos de nós.
Sugestão do Redator: Leia ouvindo Reasons I Drink, de Alanis Morissette.
Podemos definir Alanis como dona de uma voz potente, singular e de personalidade. No entanto, um outro lado da cantora, que muitos desconhecem é o seu legado para além da carreira musical, que a redefine.
Alanis é uma fiel ativista em diversas causas, como direitos humanos, meio ambiente e, o de maior destaque, bem-estar físico e mental. Esta conexão a gente pode sentir por intermédio de suas canções, nas suas letras e em sua sonoridade. Mas, sobretudo, em seus projetos paralelos à carreira musical.
Por isso, destacamos dois de seus trabalhos, em que a cantora discorre discursos e trava diálogos interessantes sobre o ponto de vista psicológico e emocional. O assunto é importante e vale muito a pena conhecermos.
Podcast “Conversation With Alanis Morissette”
Com veiculação entre 2015 a 2018 no próprio site de Alanis e posteriormente nas plataformas de streaming, Conversation With Alanis Mosissette é um podcast produzido e apresentando pela própria Alanis. Nos episódios ela recebe convidados para debater assuntos relacionados a questões emocionais.
Você pode ouvir os episódios no site dela: https://alanis.com/podcasts
Coluna “Ask To Alanis” no jornal The Guardian
No ano de 2016 Alanis escreveu uma sequência de artigos especiais sobre questões emocionais para o jornal britânico The Guardian. A coluna em que ela colaborou com o site se chama Ask To Alanis.
Para conferir o conteúdo, acesso o site do jornal: https://www.theguardian.com/profile/alanis-morissette
25 anos de Jagged Little Pill
Hoje, 25 anos após o lançamento, o álbum ainda é de grande sucesso e um marco na música, na indústria fonográfica e na carreira da própria Alanis. Em comemoração a ele, a canadense o relançou nas plataformas de streaming, contendo, inclusive, faixas extras, que são de um show feito este ano em Londres. Ouça Jagged Little Pill – 25th Anniversary:
Além do álbum, Alanis também disponibilizou no seu canal no youtube o registro audiovisual de Jagged Little Pill Tour, que repercorreu o mundo nos anos de 1995 e 1996. Igualmente, uma versão masterizada em 4K de uma das suas músicas de maior sucesso, Ironic, também está rolando por lá, mas que você também confere aqui:
Ironic em 4K
No ano de 1995 o mundo já estava preparado para receber a voz, a energia e tudo o que Alanis Morissette tinha para dizer. A jovem canadense, de cabelos longos e sorriso largo, ressignificou o rock, abrindo caminho para outra artistas mulheres fazerem o seu rock em uma época em que o estilo musical era predominantemente masculino.
Embora tudo isso acerca do sucesso do álbum, que atingiu a marca de 33 milhões de vendas no mundo todo e uma das turnês mais aclamada da época, que entrou para história, Alanis não estava preparada para a fama e tudo que ela traz. Mas a explosão já havia acontecido e nada poderia parar isso.
Entre ansiedade e depressão, Alanis traçou a sua carreira lançando álbum atrás de álbum, sucesso atrás de sucesso, transformando-se em uma artista influente musicalmente, mulher, mãe e ser humano.
Singles e Vídeos
Em Jagged Little Pill seis faixas do álbum viraram singles de divulgação e vídeo clipe, por exceção de All I Really Want. A faixa ganhou cd single, divulgação em rádio e apresentação em programas de televisão, mas não uma produção audiovisual. A contrapartida, Ironic, que é até hoje um dos grandes sucessos da cantora, possui duas versões: a primeira com a própria cantora e a segunda, com crianças. Mais recentemente rolou, inclusive, uma apresentação especial divertidíssima no programa The Late Late Show, com James Coden. Confira abaixo os vídeos clipes das músicas:
You Oughta Know
Hand In My Pocket
Ironic (Versão I)
You Learn
Head Over Feet
Bonus:
Ironic Little (Versão II)
Special Ironic in The Late Late Show With James Corden